A adutora do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, que atende a 18 municípios, com diâmetro de 700mm, próximo a Olho d’Água das Flores rompeu, neste domingo (28), e exigiu que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) suspendesse a sua produção para fazer a substituição da tubulação danificada.
Segundo a Casal, a provável causa do rompimento foram as frequentes quedas de energia na rede elétrica que atende o sistema de abastecimento. Pois, sempre que o sistema é paralisado ocorrem os golpes de aríete, provocando grandes pressões sobre as tubulações.
A tubulação se rompeu em trecho de grande profundidade, aumentando o grau de dificuldade na sua recuperação. Equipes da Companhia se encontram no local, desde as primeiras horas deste domingo (28), providenciando a troca da tubulação rompida, devendo os serviços serem concluídos ainda no dia de hoje.
Tão logo isso aconteça, o sistema voltará a ser acionado e o fornecimento de água normalizado nas próximas 48 horas. Pelos transtornos, a Casal pede a compreensão dos seus clientes e reafirma o compromisso de levar água de qualidade para toda a região.
O Sistema Coletivo da Bacia Leiteira é o maior sistema de abastecimento em operação pela Casal, atendendo a 18 cidades, algumas delas distantes quase 100 quilômetros do manancial, que é o Rio São Francisco, em Pão de Açúcar. É o caso, por exemplo, de Cacimbinhas, de um lado, e de Ouro Branco, do outro.
Da redação com Ascom Casal